O Fórum de ONGs Aids do Estado de São Paulo, em parceria com Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) e entidades da saúde realizam no próximo dia 26 de abril, um Ato Público com objetivo de debater o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) e impedir sua privatização.

De acordo com a nota pública dos organizadores do evento, o “Sistema de saúde brasileiro está numa encruzilhada”, uma vez que “depois de 25 anos da conquista constitucional, não se conseguiu efetivar o SUS como um sistema único de qualidade, com cobertura universal e atendimento integral”.

Segundo a nota, “o mercado dos planos e seguros de saúde não entrega o que promete e ainda assim crescem “na mesma proporção que os problemas de acesso e negações de cobertura da rede privada”. Uma das questões para o debate é: “será que os planos de saúde são a alternativa para a ampliação da cobertura assistencial e a expansão de rede de serviços no país?”

Confirmaram presença no ato representantes das seguintes entidades: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO); Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES); Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC); Associação Paulista de Saúde Pública (APSP); Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP); Fórum ONGs / AIDS São Paulo; e Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos (SOBRAVIME).

PROGRAMAÇÃO:

– 9 às 9h30: Abertura: IDEC e Faculdade de Saúde Pública (USP);

– 9h30 às 10h30: Mesa de Aquecimento da Plenária
Coordenação: Mário Scheffer (FMUSP)
Provocadores: – Gilson Carvalho (Conasems) – “Os subsídios públicos aos Planos e o subfinanciamento do SUS”; – Lígia Bahia (UFRJ) – “O que há de novidade no cenário? Será o fim do SUS?”; – Carlos Thadeu (IDCE) – “As lacunas da regulação e a omissão da ANS”; – Regina Parizi (FSPUSP) – “20 anos depois da mobilização pró-regulamentação dos Planos de Saúde”.

– 10h30 às 12h: Plenária de Entidades – Manifesto Coletivo

SERVIÇO:
Data: 26/04/2013
Horário: às 9h,
Local: Auditório João Yunes, Faculdade de Saúde Pública da USP, Av. Dr. Arnaldo, 715.

CONFIRME PRESENÇA: institucional@idec.org.br